Gravação do Sabores da Quebrada na favela do Oriente.

Foto por: João Félix

 

No dia 18/07 foi gravado com a Dona Lucélia, o Sabores da Quebrada, a moradora da favela do Oriente é uma cozinheira de mão cheia. 

O Sabores da Quebrada é um dos quadros que faz parte do projeto de podcast do programa PAPO RETO, onde entre diversos quadros onde o objetivo é mostrar como nas favelas estão escondidos vários talentos onde estes não têm o devido valor por causa das dificuldades enfrentadas diariamente.

Durante a gravação a dona Lucélia contou um pouco de sua história de vida e como aprendeu a cozinhar e como foi que esse talento ficou tão aflorado em sua vida, segundo ela, desde nova foi incentivada pela mãe a aprender e que a prática acaba a ajudando. A mesma conta que o sonho é trabalhar fazendo o que ama, abrir um restaurante é seu principal objetivo. Quando perguntada se as pessoas da favela aprovam os seus pratos, ela diz que a torta salgada é o que o pessoal mais gosta e realmente vimos isso quando a torta feita na gravação ficou pronta.

Ela disse que estava muito satisfeita com a oportunidade de mostrar sua receita e vamos deixá-la aqui para vocês:

 

Ingredientes:

6 pães de forma

4 cremes de leite

200g de ameixa

200g de presunto

200g de queijo mussarela

1 peito de frango ralado (temperado a gosto)

Maionese caseira

1 copo de requeijão

 

Modo de preparar:

1 xícara de água com 200g de ameixa e meia caneca de açúcar, deixe ferver. 

Depois de fervido, deixar esfriar um pouco e bater no liquidificador até fazer um creme.

Misturar o peito de frango desfiado com o requeijão, creme de leite e o queijo mussarela já ralado e bater no liquidificador.

O presunto vai junto com o creme de leite para o liquidificador para ser feito o patê de presunto.

A maionese caseira é feita com alho, cebola, orégano, creme de leite e óleo, tudo é batido no liquidificador até ficar cremoso, na textura de maionese.

Para a preparação da torta é uma camada de pão com creme de ameixa, outra camada com pão com patê de presunto e outra camada com frango.

Depois a torta é envolta com maionese caseira.

Para a decoração da torta, Lucélia usa um tomate e meia cenoura ralada.

Encerramento de teatro no PPRT: Alunos da ETEC João Barcelos Martins Mostram Criatividade na Última Aula de Teatro

No dia 3 de Agosto (sábado), aconteceu a última aula de teatro do projeto Papo Reto, com os alunos da Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins.

Com os professores Bruno Feitosa, Rogério Peixoto e Michelle Nascimento, a aula que começou por volta das 9:30 da manhã, foi iniciada com exercícios de alongamento regidos por cada um dos professores presentes. Logo após, cada professor começou as atividades; em uma atividade, os alunos precisavam criar sons e gestos, e os outros alunos reproduziam um após o outro no gigante círculo que se formou no pátio da escola. Na última atividade do dia, os alunos tinham que pensar e performar diante de todos uma pequena cena que seriam dublados por metade de seus colegas de grupo. Separados em grupos de 6 a 7 pessoas, onde 3 encenaram e 4/3 dublaram seus colegas. Eles tinham uma ideia, mas não sabiam exatamente o que seria falado, então a criatividade dos alunos foi a peça chave para que as cenas fossem concretizadas.

E assim terminou a última aula de teatro desta turma do Papo Reto. No final das atividades, cada professor expressou sua felicidade e agradecimento por cada um dos alunos, deixaram claro que as portas sempre estarão abertas para eles e que vão sentir saudades do projeto. Os alunos também expressaram o quanto eles estavam tímidos e pensavam que não iam conseguir se expressar durante as aulas de teatro, mas até os alunos mais retraídos conseguiram colocar a arte que está dentro de si, para fora.

Último dia de aula de mobgrafia do projeto Papo Reto contou com um desafio para os alunos.

Professor João Félix explicando como funcionaria a dinâmica.

No dia 31/07, aconteceu a última aula de mobgrafia do projeto Papo Reto com o professor João Félix.

A aula começou com o João explicando como seria o dia e como aconteceria a última dinâmica proposta pelo professor.

O desafio que os alunos deveriam cumprir era a aplicação de algumas das técnicas ensinadas nas últimas aulas e apresentá-las para o restante da turma, explicando como foi a execução e edição da fotografia e como foi a experiência de utilizar as técnicas e se as aulas ajudaram nessa última provocação.

Os alunos deveriam sair da sala e ir para o pátio do João Barcelos Martins e fazer a execução dessas técnicas pelo local. Foi dado um tempo de 30 minutos para os alunos tirarem e escolherem 5 fotos.

Após isso tudo, todos voltaram para a sala e enviaram as fotos escolhidas para o e-mail definido no começo da aula.

Assim o professor apresentou todas as fotos enviadas e os alunos mostraram grande satisfação em conseguir aplicar as técnicas que foram ensinadas durante todo o projeto.

 

Segunda aula de teatro do projeto Papo Reto

Selfie do final da aula com professores e alunos reunidos.

No dia 27/07 aconteceu a segunda aula de teatro do projeto Papo Reto com os professores, Mateus Gonçalves, Bruno Feitosa, Rogério Peixoto e Michelle Nascimento. 

Nesse dia os alunos foram propostos de fazerem algumas dinâmicas diferentes das últimas aulas. Os professores começaram o dia com alongamentos e aquecimentos para os alunos e a partir daí começaram as atividades do dia. 

A proposta foi de diversas brincadeiras para que os alunos pudessem se soltar para o que estaria por vir no final. Entre essas brincadeiras, no qual cada professor propôs, elas ficavam com níveis de dificuldades diferentes, aguçando a criatividade dos alunos. Coelhinho sai da toca, telefone sem fio de imagens, brincadeira do reflexo de espelho, foram algumas das brincadeiras levadas dos professores aos alunos.

No final da aula, os professores fizeram o desafio dos alunos fazerem uma cena pensada e atuada pelos mesmos. A turma foi separada em 3 grupos e cada grupo deveria apresentar uma encenação que os professores escolheram.

Encerrando essa atividade, os alunos se disseram bastante satisfeitos com o dia de aula e que estavam ansiosos para o próximo.